Como funciona o procedimento?
Pequenos e controlados feixes de Radiação-X passam através do corpo, sendo absorvidos pelos diferentes tecidos de formas variadas.
Nas Radiografias Simples, quando um filme especial é exposto à radiação absorvida, é registada uma imagem do interior do corpo.
Na TAC o filme é substituído por um conjunto de detectores que medem o perfil da Radiação-X.
Dentro do aparelho de TAC existe uma gantri-rotativa que tem um tubo de Raio-X montado de um lado e um detector em forma de arco montado do lado oposto. O feixe de Raio-X é emitido em forma de leque, enquanto o caixilho rotativo roda o tubo de Raio-X e o detector à volta do paciente. Cada vez que o tubo de Raio-X e o detector fazem uma rotação de 360º , a radiação passa através do corpo do paciente e a imagem de uma fina secção é adquirida. Durante cada rotação o detector grava cerca de 1000 imagens (perfis) do feixe de Raio-X. Cada perfil é então reconstruído por um computador dedicado numa imagem bi-dimensional da secção que foi estudada. Múltiplos computadores são tipicamente usados para controlar todo o sistema de TAC. Pode imaginar o que se passa pensando numa fatia de pão que é cortado em pequenas fatias. Quando as fatias da imagem são tratadas por computador o resultado é uma visão multi-dimensional, detalhada do interior do corpo humano. Uma técnica relativamente nova, a Tac Helicoidal, instalada na Ecobal, aumenta a acuidade diagnóstica da Tac para muitas doenças.
O termo Tac Helicoidal deriva da forma como o feixe de Raio-X é transportado durante o exame. A tábua de exame avança a uma velocidade constante através da gantri enquanto o tudo de Raio-X roda de forma contínua à volta do paciente, traçando uma espiral à volta do doente. O exame Helicoidal fornece dados contínuos sem interrupções entre as imagens. Numa Tac Espiral os melhoramentos a nível tecnológico nos detectores permitem uma aquisição mais rápida e uma imagem de melhor qualidade com menor exposição à radiação. É oito a dez vezes mais rápida que a Tac Convencional. Tal velocidade é benéfica em todos os doentes sobretudo nos mais idosos, nos doente pediátricos ou em doentes em estado crítico, populações em que o tempo de estudo é muitas vezes problemático. O estudo por Tac espiral pode ser obtido durante uma simples inspiração.

Quem interpreta os resultados e como se obtém?
Um Médico radiologista, que é um Médico com experiência em diagnóstico por Tac e outros exame radiológicos, analisará as imagens que enviará, junto com um relatório assinado, com a sua interpretação diagnóstica, ao Médico que solicitou o exame e é responsável pelo tratamento do paciente.
O pessoal administrativo do consultório médico informará o doente de como obter os seus resultados. As novas tecnologias também permitem a distribuição de relatórios diagnósticos e imagens de referência através da Internet.

O que é que posso experimentar durante o procedimento?
A Tac não causa dor e com a Tac Espiral o tempo de permanência na sala de Tac está muito reduzido. A preparação do doente, para os diferentes tipos de exame será diferente. Podem pedir-lhe que beba um agente de contraste líquido que permite ao Radiologista visualizar melhor o estômago, o intestino delgado e o colon.
O exame pode requerer a administração de um contraste por clister se o colon é a região a estudar. Aumentará a sensação de flatulência abdominal e um aumento da necessidade de expelir o líquido. Tenha paciência, o desconforto é mínimo, não durará muito e o diagnóstico é francamente mais seguro.
Geralmente um agente de contraste é injectado numa veia para melhor definir os vasos sanguíneos e os rins e para acentuar a diferença entre os tecidos normais e não normais em órgãos como o fígado e o baço. Algumas pessoas referem uma sensação de dor e por vezes de gosto metálico na garganta. Estas sensações geralmente desaparecem num minuto ou dois. Algumas pessoas sentem ligeiro prurido; se este persiste ou é acompanhado de pequenas borbulhas na pele pode ser tratado facilmente com medicação. Em casos muito raros um doente pode sentir dificuldade em respirar ou sensação de “ inchaço” na garganta ou noutras partes do corpo. Estas podem ser indicações de reacções de alergia mais severa do doente ao contraste, que devem ser tratadas de forma rápida, pelo Médico radiologista e enfermeiro assistente. Felizmente com os novos agentes de contraste , estes efeitos adversos são extremamente raros.
Ficará sozinho na sala durante o exame, mas o técnico e o Médico podem ver, ouvir e falar consigo a todo o momento. Em doentes pediátricos pode ser permitido que um dos pais fique na sala para aliviar o medo da criança, devendo neste caso o familiar usar um avental de chumbo para obstar à exposição ao agente radioactivo.

Como se realiza o exame?
O técnico começa por posicionar o doente na mesa de Tac.
O corpo do doente deve ser ajustado por almofadas para que fique comoda e correctamente posicionado na mesa.
Enquanto o exame decorre a mesa mover-se-á lentamente para dentro da gantri. Dependendo da área do corpo a ser examinada os incrementos de movimento podem ser tão pequenos que são quase imperceptíveis ou suficientemente largos para que o paciente tenha a noção de movimento. Um exame por Tac requer, muitas vezes, o uso de agentes de contraste para realçar a visibilidade de alguns tecidos ou vasos sanguíneos. O agente de contraste pode ser injectado directamente na correcta sanguínea, engolido ou administrado por clister, dependendo do tipo de exame. Antes de administrar o agente de contraste o radiologista deverá indagar junto do paciente da existência de alergias, especialmente a medicamentos ou iodo e se o doente tem história de diabetes, asma, doenças cardíacas, problemas renais ou alterações da tiróide. Estas condições podem indicar um maior risco de reacção ao agente de contraste ou problemas eventuais na eliminação do agente após o exame. Um exame de Tac geralmente demora entre 15 minutos a meia-hora. Quando o exame termina é solicitado ao doente que aguarde até que as imagens sejam reveladas para avaliar da necessidade de completar o estudo com incidências adicionais.