Quais são os benefícios X Riscos?
Benefícios:
1. Ao contrário dos outros métodos de imagem a Tac oferece visualização detalhada de diferentes tipos de tecido incluindo o pulmão, ossos, tecidos moles e vasos sanguíneos.
2. Os exames de Tac são fáceis e simples. Especialmente em casos de traumatismos podem revelar a existência de traumas internos e hemorragias de forma suficientemente rápida para ajudar a salvar vidas.
3. A Tac pode identificar quer as estruturas normais quer as anormais, tornando-se por isso uma ferramenta muito útil para guiar a Radioterapia, as Biópsias por agulha e outros procedimentos invasivos mínimos.
4. os exames por Tac são indolores, não invasivos e de grande acuidade diagnóstica.
5. Os diagnósticos feitos com o auxílio da Tac podem eliminar a necessidade de intervenção cirúrgica invasiva e de Biópsia cirúrgica.
6. A Tac revelou ser uma ferramenta de imagem com uma boa relação custo/benefício para um leque alargado de problemas clínicos.

Riscos:

1. A Tac envolve alguma exposição à radiação sob a forma de Raio-X mas os benefícios de um diagnóstico correcto sobrepõem-se largamente a este risco. A radiação típica de um exame de Tac é o equivalente ao somatório da radiação natural a que um humano é exposto durante um ano de vida.De entre todos os procedimentos radiológicos a exposição à radiação por Tac considera-se intermédia.
2. Os cuidados especiais durante os exames que usam Raio-X para assegurar a máxima protecção dos doentes são efectuados protegendo o abdómen e a bacia com um avental de chumbo, excepto nos exames em que o abdómen e pélvis terão que ser visualizados. As mulheres deverão sempre informar o Médico da possibilidade de uma gravidez.
3. As mães que amamentam devem esperar 24 horas após a ingestão de contraste antes de retomar a amamentação.
4. O risco de reacções alérgicas aos meios de contraste que contêm iodo é raro e os departamentos de Radiologia estão bem equipados para lidar com estas reacções.
Quais são os limites da Tac de Corpo?
Detalhes muito finos dos tecidos moles em áreas como o joelho ou ombro podem ser melhor visualizadas com a Ressonância Magnética nuclear. Nalgumas situações os tecidos moles podem ser obscurecidos pelas estruturas ósseas vizinhas num exame por Tac.
O exame não está indicado normalmente em mulheres grávidas.