Quais são os benefícios versus riscos?
Benefícios:
- A imagiologia mamária melhora consideravelmente a possibilidade do médico detectar pequenos tumores. Quando os tumores são pequenos é muito mais provável a eficácia da terapêutica e cura.
- O uso de Mamografia de rastreio aumenta a detecção de crescimento discreto de tecido anormal confinado aos galactóforos (canais de leite ) mamários, chamado carcinoma ductal in sítu. Estes tumores serão inofensivos se forem removi-dos neste estadio e a Mamografia é o único método provado e de confiança para detectar estes tumores.

Riscos:

-Exposição à radiação
A Mamografia é um procedimento imagiológico que usa raio-x. As condições de segurança em que a Mamografia deverá ser praticada limitam a radiação usada para cada exposição mamária a 0.3 rads.
A exposição à radiação recebida em duas incidências mamo-gráficas é equivalente a 6 meses de exposição natural, o que é considerado como seguro.

- Mamogramas falsos positivos - entre 5 a 10 % dos resultados mamográficos são anormais e exigem outros testes ( mais mamogramas, aspiração por agulha fina, ecografia ou biopsia) e a maior parte dos teste efectuados posteriormente confirmam que não estava presente qualquer carcinoma.

Calcula-se que uma mulher que tenha efectuado Mamografias entre os 40 e os 49 anos tenha cerca de 30% de hipóteses de ter um mamograma falso positivo em qualquer altura dessa década, e cerca de 7 ou 8% de hipóteses de efectuar uma biópsia mamária dentro desses 10 anos.

A estimativa para Mamogramas falsos positivos é de cerca de 25% para as mulheres de 50 ou mais anos.