Preparação para o exame:
A ecografia abdominal, hepática, das vias biliares ou da vesícula exige que o paciente se encontre em jejum de 6 horas; este jejum diz respeito a alimentos sólidos ou líquidos complexos, podendo qualquer doente diabético ou com dificuldades em manter jejum tão prolongado tomar ou ingerir um chá açucarado pouco tempo antes do exame, se assim o entender.

Em relação à ecografia pélvica e ginecológica haverá necessidade de um bom preenchimento vesical pelo que o/a paciente deverão ingerir cerca de 1 litro e meio de água nas duas horas que antecedem o exame; isto não quer dizer obviamente que a pessoa seja obrigada a suportar a continência urinária para lá do desejável, devendo, se for esse o caso, ir esvaziando um pouco a bexiga até à realização do exame.

O mesmo procedimento será exigido às utentes que vêm fazer uma ecografia obstétrica, desde que nas primeiras 14 semanas de gestação.

Para os estudos ecográficos endovaginais não há necessidade de preparação especial, sendo preferível que a paciente não venha efectuá-lo em fase menstrual activa.
Quanto aos estudos da próstata por via transrectal é aconselhável a introdução de dois pequenos micro-clisteres duas horas antes do exame, para assegurar a vacuidade do recto afim de que o exame seja efectuado da forma mais cómoda possível para o paciente.

Os estudos por Ecografia Doppler – carotídeo ou dos membros inferiores, arterial e venoso, não necessitam de preparação prévia.