Como devo preparar-me para o procedimento?
Deve usar roupa confortável. Tudo o que possa interferir com a imagem de crânio tal como brincos, óculos, dentaduras ou ganchos de cabelos deve ser removido. Não existe preparação especial para uma TAC a não ser que se verifique a necessidade de receber um agente de contraste- uma substância que permite uma melhor visualização do cérebro e dos seus vasos sanguíneos e torna as anomalias mais facilmente detectáveis. Se o Neuro-Radiologista acredita que uma injecção intra-venosa de contraste poderá ser útil ser-lhe-á perguntado antes se sofreu episódios de alergia no passado ou se alguma vez teve alguma reacção séria a qualquer medicação. Muitos agentes de contraste que contêm iodo podem causar alguma reacção alérgica em pessoas susceptíveis.
O Neuro-Radiologista perguntar-lhe-á também se sofre de asma, mielomamúltiplo, doenças do coração, rins ou da tiróide ou se sofre de diabetes . As mulheres deverão sempre informar o seu Médico da possibilidade de gravidez. Nestes casos um estudo alternativo pode ser realizado para reduzir ou eliminar a exposição à radiação do feto.Com o que é parecido o aparelho?
O aparelho de Tac é uma máquina grande, pesada com um buraco no centro semelhante a um donut. O doente fica quieto sobre uma mesa que pode mover-se para cima e para baixo e deslizar para dentro ou para fora do centro do buraco. Dentro da máquina um tubo de Raio-X numa gantri rotativa move-se à volta do corpo do paciente afim de realizar as imagens, fazendo alguns cliques e ruídos quando o braço se move. Embora o Técnico e o Neuro-Radiologista possam vê-lo e falar consigo, durante o exame deverá estar sozinho na sala.