Quais são os benefícios X Riscos?
Benefícios:
1-A Tac de crânio é um procedimento largamente disseminado e acessível, realizado em tempo relativamente curto e a um custo razoável - sobretudo se comparado com a Ressonância Magnética Nuclear.
2-O exame mostra alterações no osso mais do qualquer outro método de imagem.
3-É o único método que fornece imagens detalhadas do osso, tecidos moles e vasos sanguíneos.
4-A Tac é o método de eleição para efectuar rapidamente o diagnóstico das vítimas de traumatismo, detectando hemorragias internas ou outras condições que ameaçam a vida dos paciente.

Riscos:

1-A Tac envolve exposição a radiação sob a forma de Radiação X mas o benefício de um diagnóstico correcto suplanta largamente este risco.
2- A radiação típica de um exame de Tac é o equivalente ao somatório da radiação natural recebida por um humano durante um ano de vida. Entre todos os procedimentos radiológicos a exposição à radiação por Tac considera-se intermédia.
3-Os cuidados especiais durante os exames que usam Raio-X para assegurar a máxima protecção dos doentes são efectuados protegendo o abdómen e a bacia com um avental de chumbo, excepto nos exames em que o abdómen e pélvis terão que ser visualizados. As mulheres deverão sempre informar o Médico da possibilidade de uma gravidez.
4-As mães que amamentam devem esperar 24 horas após a ingestão de contraste antes de retomar a amamentação.
5-O risco de reacções alérgicas aos meios de contraste que contêm iodo é raro e os departamentos de Radiologia estão bem equipados para lidar com estas reacções.