O que é uma Tac de Crâneo?
A Tac de crânio usa equipamento especial de Radiação-X para obter muitas imagens de ângulos diferentes e depois juntá-las revelando um corte tomográfico dos tecidos humanos e órgãos. A Tac fornece informação mais detalhada dos traumatismos cranianos, tumores cranianos ou outras doenças intra-cranianas que a obtida pelos Radiogramas simples do Crânio.Pode também mostrar o osso, os tecidos moles e os vasos sanguíneos nas mesmas imagens. A Tac de Crânio é um exame “amigo do paciente” que envolve pequena exposição à Radiação.

Quais são os usos mais comuns do procedimento?
A Tac de crânio pode ser útil em:
1. Localizar fracturas cranianas em doentes com traumatismos cranianos.
2. Detectar um coágulo sanguíneo ou hemorragia intra-craniana pouco depois de o paciente revelar sintomas de trombose.
3. Determinar a extensão das lesões ao osso e aos tecidos moles em doentes com traumatismos faciais e planear a reconstrução cirúrgica.
4. Detectar e localizar hemorragia em doente com dor de cabeça súbita e severa podendo sofrer de rotura ou hemorragia de aneurisma.
5. Detecção de alguns tumores intra-cranianos.
6. Diagnosticar doenças do osso temporal localizados lateralmente no crânio, que podem causar problemas de audição.
7. Diagnosticar dilatação das cavidades intra-cranianas (ventrículos) em doentes com hidrocefalia determinando se existe inflamação ou outras alterações nos seios peri-nasais.
8. Planear a radioterapia ou terapêutica por radiações em doentes com carcinomas intra-cranianos e ainda como guia para a passagem de uma agulha afim de obter uma amostra de tecido (Biópsia) do cérebro.