O que é uma Tac de Corpo?
A Tac usa equipamento especial de Raio-X para obter imagens de diferentes ângulos à volta do corpo, usando então um procedimento computorizado para o tratamento da informação que permite visualizar uma secção tomográfica (ou em “fatias”) dos tecidos e órgãos humanos.

A imagem de Tac é particularmente importante uma vez que pode estudar vários tipos de tecidos - coração, osso, tecidos moles e vasos sanguíneos, com grande clareza.

Usando equipamento especializado e a experiência necessária para criar e interpretar as imagens de TAC de Corpo os Médicos Radiologistas podem mais facilmente diagnosticar as diferentes patologias com expressão anátomo-funcional, suspeitadas por outros elementos auxiliares de diagnóstico. Tem particular interesse em Oncologia.

A Tac de Corpo é um exame “amigo do paciente”, que envolve pequena exposição à radiação.

Quais os usos mais frequentes do procedimento?

Uma vez que providencia imagens tomográficas detalhadas de todos os tipos de tecido, a Tac é uma das melhores ferramentas para estudar o Toráx e Adbómen. É, muitas vezes, o método preferencial para diagnosticar diferentes tipos de carcinomas incluindo o do pulmão, o do fígado e o carcinoma pancreático, uma vez que a imagem permite ao Médico confirmar a presença de um tumor, medir o seu tamanho, a sua localização precisa e a extensão do envolvimento tumoral com os tecidos vizinhos.

Os exames de TAC são muitas vezes usados para planear e administrar de forma apropriada os tratamentos por Radiações dirigidos aos tumores e usados como guia para biópsias e outros procedimentos invasivos mínimos. A TAC pode identifica com muita clareza mesmo os ossículos mais pequenos, assim como os tecidos envolventes, como o músculo e os vasos sanguíneos.

Este facto torna o exame insubstituível no diagnóstico e tratamento de problema da medula e traumatismos das mãos, pés ou outra estruturas esqueléticas. No caso de traumatismos a TAC pode identificar rapidamente traumatismo do fígado, baço, rins e outros órgãos internos. Pode ainda ter um papel significativo da detecção do diagnóstico e tratamento de doenças vasculares que podem levar à trombose, gangrena ou insuficiência renal.