A Radiologia Digital, procedimento imagiológico usando sofisticadas técnicas de imagem, representa avanços tecnológicos importantes na área da radiologia, permitindo uma qualidade de imagem muito superior à obtida com a Radiologia Convencional e assim uma melhor acuidade diagnóstica.

Evita todos os processos inerentes à existência de radiografias em película nomeadamente a revelação com produtos químicos e facilidade administrativa quer no envio quer no arquivo das imagens.

A imagem de Radiologia Digital é visualizada no terminal do computador, sendo uma das grandes vantagens a possibilidade de "trabalhar" a imagem.

Assim, por exemplo, numa radiografia de tórax, somente com uma exposição à radiação, será possível observar melhor os tecidos moles, o mediastino, o componente ósseo ou a parênquina pulmonar, conforme desejado e a partir da mesma imagem digitalizada.

As imagens poderão depois ser enviadas electronicamente para outros sistemas semelhantes (por exemplo em Centros de Saúde ou Hospitais) ou arquivadas em CD.