A ECOBAL, clínica de imagiologia de Pombal, foi criada há doze anos para suprir carências, naquela área geográfica, de exames diagnósticos imagiológicos.

Mamografia, ecografia, osteodensitometria, ecocardiografia, radiologia convencional digitalizada, Tac helicoidal, citologia por agulha fina e biópsias prostáticas transrectais são os procedimentos realizados.

Um atendimento personalizado de qualidade, boa relação de empatia médico/doente e adequado rigor técnico no domínio das boas práticas, são os princípios que motivam o trabalho de uma equipe de 14 médicos, 6 técnicos, 2 enfermeiros e 6 funcionárias administrativas.

A Certificação na Gestão da Qualidade foi um objectivo em que a Direcção Técnica e equipa da ECOBAL se empenharam há cerca de um ano, por forma a responder às necessidades e obter ganhos em saúde da população que servem, com maior eficácia.

Alterações organizacionais
Foram implementadas alterações organizacionais internas facilitadoras de um trabalho de qualidade e, em fins de 2001, a ECOBAL conquistou a certificação pela EIC e pelo IPQ, assumindo-se como a primeira Clínica Imagiológica da Região Centro a obter esse reconhecimento, pioneiro na área das valências que pratica.

Foi necessário repensar procedimentos, reavaliar a formação e disponibilidade dos profissionais, efectuar avaliação contínua e normalizada do trabalho diariamente desenvolvido e das estratégias a implementar, assim como a adaptação dos contratos de manutenção preventiva dos aparelhos de acordo com a norma.

Equipamentos tecnológicos de última geração, actualização médica e técnicas contínuas, cooperação e entendimento entre todos os profissionais, bom acolhimento desde o primeiro ponto de contacto com os utentes constituíram, desde o início, os princípios orientadores da empresa que foram optimizados pela implementação do sistema de gestão da qualidade.

Envolvimento sem restrições

A certificação é um processo que exige envolvimento sem restrições de toda a equipe, no sentido de permitir a prestação de um serviço sempre adequado às necessidades, excedendo as expectativas dos utentes e de acordo com a inserção da ECOBAL no meio em que interage, processo este, em termos organizacionais e de gestão, sempre evolutivo e actualizado.

A gestão da qualidade permite, assim, de forma sucinta para os doentes e para a empresa, notórios ganhos em satisfação, tempo e eficácia; permite visualizar garantias de actualização de equipamentos, rotinas processuais normalizadas, testadas e comprovadamente adaptadas, tanto à norma como à diferenciação técnica exigida e ainda, obviamente, a comportamentos interpessoais que a área específica em que nos movemos exige, melhorando em todas as vertentes o nosso desempenho.

É nossa convicção ser este o caminho certo a trilhar para pautarmos a nossa actuação com imprescindíveis critérios de exigência e profissionalismo. Orgulhamo-nos da nossa integração no Sistema Português da Qualidade e deste factor de diferenciação beneficia o doente, razão de ser da nossa existência.